Make your own free website on Tripod.com

Enciclopedia de Númaior - Artigos dos Dornas

"Libros - fonte de erudição."

Kanutã

Tribo dorna que vivia na região da nascente do rio Êibreram.

Kanutã era um aglomerado de clãs que viviam ao longo do Êibreram. Cada clã era independente, mas estava militarmente unido aos demais, no mesmo modelo mais tarde adotado pelas tribos silvas.

Kanutã tinha como tribos vizinhas Laianú e Manedain, duas tribos belicosas e rivais. Em muitas ocasiões, Kanutã acabava se envolvendo (ou sendo envolvida) nas lutas dos dois rivais.

A região da nascente do Êibreram recebe visitas dos daias na época de Avú, espionando o país. Como pode-se imaginar, a região inicial do rio Dorna e seus afluentes é rica e própria para o plantio. Desapareceram porém por um tempo, depois que os malvas foram atacados e rumores de guerras os alcançaram.

Kanutã não travou guerra contra Avú. Ao receber alguns generais danús, e um imenso exército formado por mains, laianús e manedains, perceber que Laianú e Manedain estavam subjugados, e que as guerras entre eles cessariam, e que não teria força para resistir a Avú e à tribo Danú, Kanutã fez acordos de paz, e desejou aliançar-se a Avú. Isso lhe rendeu o governo de todo o vale do Êibreram. Quanto ao líder militar de Kanutã, este mesmo governava, mas era acompanhado de fiscalizadores danús, que se certificavam de que este não estava se revoltando contra Avú.