Make your own free website on Tripod.com

Enciclopedia de Númaior - Artigos dos Silvos

"Libros - fonte de erudição."

Menendil

Foi Dulaor durante o reinado de Êferos Adulaios. Em 1055 AEC, Êferos Adulaios passa a ter uma doença que lhe obriga a deixar o governo.
Dulaor Menendil(descendente de Mênedes/Estebes e Masopias) assume interinamente como regente.

Sob a sua regência, em 1053 AEC, é terminada a construção do Palácio Eferial e inicia-se a construção de muros ao redor de Mastaris, agora a cidade real. Ainda como regente, tem de lidar com a Grande Debandada.

Após a morte de Êferos Adulaios, em 1044 AEC, Menendil é eleito Êferos. No primeiro ano de seu reinado, devido ao mal-entendido causado por Eino-Aijonã, peleja contra os sistartes, indo ao ponto de atacar Javal. Quase é derrotado e esmagado pelos sistartes.

Em 1027 AEC, permite que seu conselheiro Dulaor Mulandan (e comitiva) vá em missão diplomática até sistarte. Uma decisão que se mostrou não muito sábia.

Ainda sob o seu reinado, nasce Man-Dariman, Libros recebe ajuda silva para lidar com ataques de bárbaros, uma comitiva diplomática é enviada até a Grande Floresta para tratar com os Zarszturs, e tem início tanto a colonização da Amandii, como a construção da torre do pico Andeias.