Make your own free website on Tripod.com

Enciclopedia de Númaior - Artigos dos Dornas

"Libros - fonte de erudição."

Sinco

Tribo dorna que vivia no monte Toda. Como as tribos dornas levavam sempre o nome do clã dominante, a tribo do monte Toda pode ser chamada de tribo Iant ou Sinco, uma vez que o poder não era estável naquela região.

Nos dias de Danú Castanho e de seu filho Avú, o clã Sinco enfrentava forte lealdade aos Iant, e perdiam, em alguns momentos, a liderança para o clã que tradicionalmente liderou a tribo nas décadas passadas. As incessantes lutas entre os dornas do Toda chegaram aos ouvidos do infante Avú, e foi um dos motivos pelo qual ele passou a desejar ver os dornas unidos.

Nos dias em que os Deriova batalhavam contra os Trieda na luta pelo poder da tribo Danú, rumores sobre desordem sem igual chegaram aos ouvidos dos sincos. Como naquele ano a situação no Toda estava mais tranqüila, os sinco prepararam um grande corpo militar para restabelecer a ordem na grande tribo do d´além do Andavuí.

Como optaram por um trajeto que evitava o caminho mais curto, através do Vale Seco, pode-se concluir que Daiaú não era uma tribo amistosa a eles. Tomando o caminho mais ao norte do Vale Seco e contornando o monte Breú, acabaram encontrando os selvagens do norte que haviam saqueado os danús, e os puseram em fuga, reavendo alguns pertences tribais. Depois, encontrando uma outrora gloriosa tribo em frangalhos, descobriram quem era o verdadeiro herdeiro á liderança tribal, o único sobrevivente dos filhos de Danú Castanho, Avú … o maior de todos os Dornas.

Avú sentia muita gratidão por tal ato de ajuda. A atitude dos sinco provou a Avú que os dornas unidos poderiam ser uma força imbatível, em contraste com a vulnerabilidadde dos dornas separados.

Quando Avú empreendeu suas batalhas vitoriosas, marchando sobre várias tribos, hesitou em tentar dominar os sinco. Por isso parou de guerrear e se ocupou em solidificar sua autoridade no que já havia conquistado. Naquela ocasião os iants já não eram ameaça para os sincos, mas outro clã (Nestra), numa luta pelo poder, avançavam vitoriosamente contra os sinco. Avú, ao ouvir sobre isso, empreendeu uma rápida marcha para auxiliá-los (os sincos), mas chegara tarde, e os sincos foram assassinados, e seus dominados debandaram para o outro lado. Avú guerreou contra os nestras, e prevaleceu, e eliminou os nestras. Procurou um que tivesse sangue sinco e fosse influente e o pôs no poder local, mas este jurou obediência a Avú ... assim, a tribo do Toda tornou-se parte do governo de Avú.