Voltar à página   principal

  Voltar à página   principal dos Sistartes

  Mapas

  Os Reis Sistartes

 

Os Sistartes no Primeiro Período

2200 AEC - Carachis importantes impedem a separação das aldeias e as unem num sistema agrícola.

2192 AEC - Fundação da cidade de Sistarte.

2000 AEC - Nasce o reino dos sistartes, com inúmeras aldeias reunidas.

1918 AEC - Os sistartes organizam um exército e passam a cobrar impostos.

1907 AEC - Mêmenos derruba o rei Sistarte Ágate.

1906 AEC - Mêmenos Subjuga aldeias nas margens do atual rio Valiant (Grande Rio, para os Sistartes).

1900 AEC - Mêmenos domina os povos da região das nascentes

1893 AEC - Morre Mêmenos e Menecês, seu filho, assume o trono.

1880 AEC - Menecês funda Javal e coloca como sátrapa seu irmão Neco

1870 AEC - Clãs do rio Flúvis atacam posições sistartes nas nascentes. Aldeias são pilhadas.

1852 AEC - Javal se torna independente de Sistarte. O sátrapa local é um filho bastardo de Neco, que se autodenominou Neco II.

1841 AEC - Mêneces, já idoso, morre doente ao tentar cercar Javal e terminar com a rebelião. Seu filho Mimos assume o trono.

1809 AEC, Mimos reconquista Javal. um ano depois Mimos morre e é substituido por Agabecês, descendente de Ágate e Marido da filha mais velha de Mimos. Mimos não teve filho homem.

1797 AEC - Agabecês recebe uma comitiva de Libros, que veio navegando o Ribamenos.

1796 AEC - Aliança libro-sistarte. Sistartes passam a aprender com Libros o conhecimento antigo.

1791 AEC - Agabecês envia seu filho Egisto à frente de um exército que subjuga os clãs do Flúvis. Estes passam a ser pagadores de impostos, mas continuam a viver conforme seus própios modos.

1780 AEC - Egisto casa-se pela segunda vez com a filha do govenante da cidade de Abratena, do reino de Libros. Ao saber que Egisto já era casado, o pai da moça anula o casamento e manda trazê-la de volta. Egisto se nega. Guerra libro-sistarte, sem vencedor.

1772 AEC - Egisto e Agabecês morrem de epidemia e Egisto II Amatólio assume. Egisto II amava o conhecimento de Libros e pede termos de paz. Nova aliança libro-sistarte.

1771 AEC - Egisto II começa campanha para expansão ao sul, nas terras dos munditas. Atinge o limite sul que se manteve o mesmo até o fim do primeiro período.

1755 AEC - As incessantes campanhas de Egisto II empobrecem os donos de terras. Matam Egisto II e colocam um deles no trono.

1753 AEC - Novomimos (chamado assim por ser extremamente forte), irmão de Egisto II, derruba o rei usurpador.

1744 AEC - Munditas instalam a adoração de Onarai-Merindóremi, a partir das visões do profeta Merindórem

1731 AEC - Novomimos enfrenta uma horda de nômades que invadem o sul, a partir da cadeia de montanhas do Lagarto e da região montanhosa do Contra-Torrente.

1728 AEC - A tribo Kuari dos Lantejes envia reclamação à Novomimos a respeito de invasões dos clãs do Flúvis, e consequente escravização de kuaris capturados. Novomimos envia a cabeça dos lantejes da missão diplomática aos kuaris-lantejes.

1727 AEC - Batalha na aresta, tribo kuari dos Lantejes é arrasada. Alguns kuaris-lantejes fogem para a tribo kuari dos dias do conselho.

1719 AEC - Novomimos adoece e seu filho Inorga-Atê (amante do conhecimento) assume como regente.

1712 AEC - Inorga-Atê solicita frequente visita de homens de Libros.

1709 AEC - Inorga-Atê estuda construções de aquedutos de Libros. Aquedutos passam a ser construídos em Sistarte.

1701 AEC - Sistemas de irrigação de Libros são utilizados no império sistarte.

1696 AEC - Sistartes se beneficiam da aliança com os homens de Libros e aprendem o recém inventado sistema numérico, baseado em 10.

1690 AEC - Casamento de Inorga-Mimos(filho de Inorga-Atê) com a filha de Moraninos (rei de Libros), Catarina. Catarina é descendente da Linhagem Nobre. Morre Inorga-Atê. Inorga Mimos assume o Cetro de Górgoras.

1688 AEC - Morre Novomimos. Inorga-Mimos recebe o Colar Régio.

1677 AEC - Inorga-Mimos enfrenta invasões bárbaras das montanhas Contra-Torrente no sul e na região das nascentes. Protege bem as fronteiras. (foram expulsos por zarszturs)

1676 AEC - Invasão de bárbaros d´além do Grande Rio (Rio Valiant), na região de Sistarte. Como muitas tropas protegiam o sul, muitas aldeias foram violentamente saqueadas até a chegada de reforço.

1670 AEC - Novas hordas se estabelecem nas fronteiras sul dos sistartes e os ameaçam, além de saquearem cidades e pequenos reinos da planície dourada.

1669 AEC - Inorga-Mimos em pessoa lidera as batalhas de expulsão dos invasores na região de Sistarte, bem como nas regiões ao sul. Obtém vitórias importantes.

1666 AEC - Morre Inorga-Mimos e Inorga-Mimos II toma o Colar Régio. Sistarte volta a ter problemas com invasões bárbaras. O sul além do Valiulterior organiza suas defesas, independente de Inorga-Mimos II.

1660 AEC - Ardúril de Costabana e seu bando tomam posições ao sul, depões as autoridades sistartes e organizam a resistência no sul. Ao mesmo tempo, sátrapas da nascente se unem e conseguem vitórias expressivas na região. Declaram independência de Sistarte e fundam o reino Sistarte do Sul.

1640 AEC - Inorga-Mimos II reunindo os exércitos do flúvis, de Javal e de Sistarte marcha sobre a nascente. Seu irmão Inorga-Egisto comanda as forças e esmaga a rebelião de 20 anos. Um ano depois cerca Ardúril de Costabana. Inorga-Egisto morre num duelo pessoal com este, que foge com seu bando e desaparece dos registros. O reino sistarte é novamente reunido.

1632 AEC - Inorga-Mimos II convida a casa de Moraninos (que já não é a casa governante) a vir para Sistarte. A casa de Moraninos começa um estudo geográfico da região.

1620 AEC - Inorga-Mimos II morre sem filho homem e o trono passa para seu irmão Egisto III.

1620 AEC - Egisto III morre e Egisto IV assume o Colar Régio.

1613 AEC - Gozando de um período de paz, Egisto IV monta um eficiente sistema de correio, com postos avaçados em todo o reino sistarte.

1610 AEC - Nasce Vilzafe, neto de Egisto IV, filho de Vilber.

1600 AEC - A casa de Moraninos estuda o rio Flúvis e depois descobre rumores de que o Silivrens desemboca no Valíadas.

1599 AEC - Morre Egisto IV e Vilber assume o trono.

1588 AEC - Villber começa a acalentar a idéia de possuir todo o conhecimento de Libros dentro do Sistarte. Passa a desejar o uso de armas para tal conquista. Deixa clara tal idéia a seu filho Vilzafe, e o passa o Cetro de Górgoras.

1579 AEC - Morre Vilber, Vilzafe torna-se o imperador.

1577 AEC - A casa de Moraninos envia as informações a respeito do rio Silivrens para a casa do pensamento, em Libros, uma vez que é um moranino chamado Antanimos que governa.

1575 AEC - Ano do mal-entendido libro-sistarte. Invasão de Sistarte à Libros. Vilzafe encontrou um reino menos voltado ás batalhas e dominou facilmente Abratena, destruindo-a completamente e fez cerco à Libros, que capitulou em 15 dias. Poupou a cidade da destruição, por causa de sua ascendência moranina.

1573 AEC - Construção da biblioteca de Sistarte, com os documentos trazidos de Libros.

1566 AEC - Morre Vilzafe e seu filho Vilzefês assume o o trono.

1560 AEC - Grande estiagem. sistartes de todo o império passam a crer que é uma resposta do mundo espiritual à maldade sistarte de destruir o centro intelectual do mundo conhecido.

1552 AEC - Uma peste avança dos pequenos reinos da planície Dourada para dentro da civilização sistarte.

1543 AEC - Vilzafe II assumo como regente usando o Cetro de Górgoras. Rumores são ouvidos de que o imperador Vilzefês foi alcançado pela peste.

1542 AEC - Morre Vilzefês. Vilzafe II assume o Colar Régio.

1539 AEC - Morre Vilzafe II, Vilzafe III, seu filho, ainda jovem tem seu reino dominado pela regência de seu tio Eniobecês.

1530 AEC - Eniobecês nega-se a passar o colar Régio ao sobrinho. O exército retira o apoio do rei e o considera um usurpador. Vilzafe III toma o Colar Régio e manda assassinar Eniobecês. O regente que se negar a passar o reino passa a temer daí para a frente o "destino de Eniobecês"

1513 AEC - Munditas adoradores de Onarai tentam uma revolta que é abafada rapidamente.

1506 AEC - Vilzafe III inicia a construção da Nova Sistarte, uma nova capital nas proximidades da antiga.

 

 

 

 

 

 

 

 











Web site e todo seu conteúdo © Copyright PatrikRoger 2005, Todos os direitos reservados.
Quem é Patrik Roger