Make your own free website on Tripod.com

Enciclopedia de Númaior - Artigos dos Dornas

"Libros - fonte de erudição."

Danú

Tribo dorna que nos dias de Avú habitava a região circundada pelos rios Andavuí e Dorna. Avú era dessa tribo.

Anos antes do nascimento de Avú, os main causavam perturbações aos seus vassalos.
Como muitos rumores e pedidos de ajuda chegavam aos ouvidos de Danú Castanho, este decidiu enfrentar os main.

Em 1922 AEC, os danús atacaram os mains, triunfaram e Danú planejou anexar o território dos mains ao dele. Porém houve resistência a tal ato e táticas de guerrilha impediam o completo domínio de Danú.

Internamente na tribo danú dois poderosos clãs, Deriova e Trieda, esperavam o melhor momento para derrubar os Danú do poder.

Em 1930 AEC nasce Avú, e doze anos mais tarde seu pai morre em campanha contra os mains revoltosos. O clã Deriova lança uma revolta contra os Trieda, acusando-os de traição à Danú Castanho e uma guerra civil toma conta da tribo. Apesar da vantagem numérica, os Trieda venceram os Deriova.

Quanto à Avú, os deriova (num momento que dava a impressão de que tinham vencido a guerra) ordenaram a Avú e seus irmãos que atravessassem o Andavuí e seguissem seu caminho. Ora, as terras após o rio eram arenosas, e não havia água, nem alimento de qualquer espécie. Isso era, portanto, uma condenação à morte. Depois de ver seus irmãos morrerem um a um, Avú simplesmente regressou e encontrou novamente sua tribo.Os triedas haviam vencido os deriovas. Vinham rumores de um exército sinco a caminho e Avú se juntou aos triedas para combatê-los.

Antes, porém, de os sincos chegarem, os danús enfrentaram os selvagens do norte, que arrasaram a tribo, e mataram a mãe de Avú. Mas quando os sincos chegaram, não queriam dominação, e recolocaram, através da força, o clã Danú, na pessoa de Avú, no poder.

Daí em diante, o clã Danú, através de Avú, passou a dominar todas as tribos dornas.